Vou fazer um pequeno comparativo ilustrativo sobre nossa atual crise e soluções tão básicas que passaram despercebidas nos últimos anos.
Para o ser humano, comer é um item fundamental para sobrevivermos, e mais, em nosso país, o prato base é o feijão com arroz. Nesta ótica, podemos comparar á falta de ações do partido nos últimos anos, á alguém que mal comeu feijão (aguado) com arroz e esporadicamente lhe ofereciam um cardápio diferenciado.
Qual a reação deste indivíduo (reflexão)?
O PCdoB do Paraná, de maneira ilustrada passou ao longo de muitos anos se comportando como se fosse um indivíduo desses. Em muitos dos seus dias, tinha a disposição o sem sabor, arroz e feijão (aguado) oferecido. Seria dentro do PC do B do Paraná o mesmo que um partido fraco e sem perspectiva. Aquele feijãozinho que todos os dias recebia uma dosagem de água para render! As coisas mudavam quando o cardápio era engrandecido, com mais opções, mas geralmente limitado, casualmente nos períodos eleitorais. Muito ovo “Zóinho” era oferecido á militância faminta, que na angústia e falta de perspectiva abraçava o cardápio. Tudo isso passava, e o velho feijãozinho (aguado) e arroz voltava para o cardápio cotidiano. Um verdadeiro desestímulo!
Nosso exército, a militância do partido não espera um cardápio nobre, um prato exótico, mas sim um cardápio baseado no compromisso e na ação de construção de um partido forte, o velho saboroso feijão com arroz bastava.
Nesta ótica, o fundamental é o essencial!
Encaminhamentos como, uma direção mais fortalecida (profissionalizada), uma política de qualificação da militância, principalmente os quadros do partido, uma política de finanças, de comunicação, poderiam render um verdadeiro feijão com arroz, temperado e saboroso. Outras ações, como o fortalecimento das frentes onde o partido atua, maior influência na política local (protagonismo), serviriam de um verdadeiro diferencial para incrementar nossa feijão com arroz (bifinho, zóinho, saladinha, etc...).
Não precisamos oferecer um cardápio exótico, burguês. Precisamos sim acabar com toda e qualquer possibilidade de nosso partido oferecer gato por lebre, descaracterizando nossa história. Precisamos unificar os interesses do crescimento do partido em detrimento dos interesses personalizados. Acabar com as ilhas de falsa prosperidade, ou mais, aproveitar o que todos têm de bom em torno do compromisso comum e assim elaborarmos um bom cardápio para á militância do PCdoB do Paraná, que começa com um velho e bom “Feijão com Arroz”.
Todos rumo á reconstrução de uma nova perspectiva ao PCdoB do Paraná!
* Claudio Augusto Padilha é presidente do Diretório Municipal do PCdoB de São José dos Pinhais e Membro da Comissão Política Estadual.